Leitura Polímeros e Nanocompósitos
1. São polímeros que consistem em um filme com capacidade de encolhimento-envolvimento, muito usado em embalagens. Geralmente, essa película polimérica é feita a partir de cloreto de polivinila, polietileno ou poliolefinas (uma lâmpada com múltiplas camadas, com camadas alternadas de polietileno e polipropileno).
2. Quando aquecido até aproximadamente 100 a 150ºC, esse material pré-estirado se escolhe para recuperar entre 80-90% de sua deformação inicial, o que proporciona um filme polimérico firmemente esticado, isento de dobras e transparente, possibilitando aplicações em conexões elétricas.
3. A consistência de massa específica para que a bola produzida rolasse com perfeição. Essa consistência de massa só era encontrada no centro de presas isentas de defeitos.
4.
A- A partir da reação entre o fenol [ou ácido carbólico (C6H5OH)] e o formaldeído (HCHO), sob condições controladas de calor e pressão. Ou seja, o produto dessa reação é a resina que foi chamada inicialmente de “baquelite”, porém conhecida atualmente como “fenol-formaldeído”.
B- As características elásticas desse polímero são muito semelhantes àquelas do marfim; quando bolas de bilhar fenólicas colidem, elas emitem o mesmo ruído de choque que as bolas feitas das presas dos elefantes e atualmente esse material pode ser produzido com uma grande variedade de cores. Além disso, apesar de ser um polímero rígido, resistente e estável, é um material relativamente barato.
5. Um compósito que consiste em partículas com nano dimensões em algum tipo de matriz.
6. É possível, pois a permeação do ar através das paredes da bola é inibida por um fator de dois, devido à presença de uma barreira de revestimento flexível muito fina de nanocompósito, que cobre o núcleo interno da bola.
7. É um arranjo onde as plaquetas permanecem separadas uma das outras. Esse arranjo aparece nas plaquetas de vermiculita.
8. O revestimento de nanocompósito consiste em uma matriz