Leitura na escola
Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe.
Lílian Lopes Martin da Silva.*
Resumo:
Esta reflexão foi originalmente apresentada a professores da rede escolar do município de
Ponta Grossa/PR, por ocasião da II Feira Municipal do Livro. Procura desenvolver idéias acerca da biblioteca de classe como forma de trabalho eleita para formação de leitores na escola, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa, situando-a brevemente na diversidade de modos que o ensino da leitura já assumiu na escola ao longo do tempo e nas circunstâncias que permitiram o seu surgimento.
Palavras-chave: leitura, biblioteca de classe, escola.
Abstract:
Key-words: reading; school;
1. Nós, professores, temos sido confrontados insistentemente com os desafios da formação dos leitores na escola.
Esta apresentação procura argumentar em favor de uma aula destinada ao ensino de leitura, que é a aula de Biblioteca de Classe, no qual a prioridade não é o desenvolvimento de competências, da fluência na leitura, da intelecção dos textos, do apuro da crítica.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Alfabetização, leitura e escrita” (ALLE); e-mail: lilian_lms@terra.com.br 12 livros e pela leitura, potencializando a relação necessária do sujeito com um conjunto de aspectos que configuram a prática de ler, inclusive aqueles ligados à sua subjetividade. atista e Galvão (1998) num artigo da revista Presença Pedagógica, chamado A Leitura na
Escola Primária Brasileira dedicam-se à elaboração de uma visão panorâmica para o ler nessa instituição. Uma educação que se quer menos livresca, no sentido de considerar o livro como centro exclusivo do ensino. . Nessa educação, a Biblioteca Escolar é compreendida como sendo da mais alta relevância.
Neste momento, também, para proceder ao ensino da leitura, a escola volta-se aos gêneros não escolares, aqueles que circulam socialmente como, por exemplo, o jornal, a revista, os quadrinhos, dentre uma