Leitura imagens
Apreciação da obra de arte: a proposta triangular - Raimundo Matos de Leão
Operários, de Tarsila do Amaral, 1933, é o quadro escolhido para leitura, tendo como objetivo proporcionar ao educando a oportunidade para analisar os aspectos formais na composição da figura humana, refletir sobre a questão da identidade, “quem sou eu?”, “quem é você?”, “quem somos nós, brasileiros?”, e finalmente produzir um trabalho onde o retrato é a referência.
Obra emblemática da fase social da pintora, Operários é um óleo sobre tela e pertence ao Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
O primeiro elemento a nos chamar atenção no quadro são os rostos dispostos numa vertical sugerindo parte da estrutura de uma pirâmide, talvez a base da pirâmide social. Utilizando-se de linhas sinuosas, Tarsila constrói, num bloco compacto, uma série de retratos realistas, trabalhando cada figura na sua individualidade, sem deixar de enfatizar o coletivo, uma preocupação na sua fase social, onde a figura humana configura uma realidade e o quadro mostra condições e sentimentos de sua classe.
O desenho dissolve-se na massa de tinta que configura cada rosto. Rostos de brasileiros e rostos de imigrantes de diversas nacionalidades que chegaram ao Brasil, agregando-se às raças constitutivas da nossa identidade. A predominância do azul acinzentado em quase todas as roupas enfatiza novamente o coletivo, sem que o indivíduo se perca no coletivo. Aqui e ali surgem pequenas áreas em cores mais vibrantes.
Operários - Tarsila da Amaral (1933)
Apreciação da obra de arte: a proposta triangular - Raimundo Matos de Leão
Operários, de Tarsila do Amaral, 1933, é o quadro escolhido para leitura, tendo como objetivo proporcionar ao educando a oportunidade para analisar os aspectos formais na composição da figura humana, refletir sobre a questão da identidade, “quem sou eu?”, “quem é você?”, “quem somos nós, brasileiros?”, e finalmente produzir