Leitura em Língua Inglêsa
Considerações Preliminares
Observa-se uma série de transformações em todos os campos da sociedade, o que nos leva a mudança paradigmáticas, responsáveis por nova abordagem na classificação e interpretação dos fatos. É nas ciências, no advento do uso das tecnologias de informação e comunicação que percebemos, também, a mudança no comportamento do homem. Na educação vamos encontrar mudanças nos seus objetivos e procedimentos. No contexto mais amplo da Educação Brasileira, considerando o histórico da presença de Língua Inglesa (LI) em nossos currículos escolares até os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais propõem um ensino de idiomas estrangeiros a partir de uma perspectiva intercultural. Diante do exposto SOARES (2010, 01) ressalta que a:
“Educação de base de todos os cidadãos é um ideal que caracteriza as sociedades modernas contemporâneas. Neste sentido, a escola tem como missão fundamental contribuir para o melhoramento da sociedade através da formação de cidadãos críticos, responsáveis e sérios”.
É notório que precisamos pensar em educação de uma forma que atenda aos novos fatos que vivemos em nossa sociedade e, principalmente, na formação crítica e para cidadania da pessoa humana que está sendo educada. A escola precisa acompanhar esses avanços. Aulas tradicionais já não se sustentam mais, pois os sujeitos da aprendizagem mudaram, contudo percebemos que continuam enfrentando os mesmos problemas principalmente no ensino de uma língua estrangeira. Assim [...] o ensino de LI é visto no âmbito das escolas públicas como deficiente e precário apontando como a falta de compromisso de grande parte do alunado, mas o fato de não se exigir na disciplina LI o mesmo rigor que nas outras [...] Lima (2009, 126). Acrescentamos ainda a carga horária reduzida a 50 (cinquenta minutos) semanais e a grande quantidade de conteúdo do livro adotado. Essas são algumas [...] razões para uma boa parte dos problemas discriminados que