Leitura Do Livro Planejamento Programa O E Controle Da Produ O CORR A HENRIQUE LU 2001
Leitura do livro Planejamento, Programação e Controle da Produção; CORRÊA, HENRIQUE LU 2001. Pag 51 a 57
Pesquisa Google.
1. O que é Estoque?
Define-se estoque como acumulo armazenado de recursos materiais em um sistema de produção ou operações. De forma ampla e genérica, estoque pode ser entendido como qualquer recurso armazenado. Por exemplo: uma represa de água para abastecimento da população;
Alguns tipos de estoque:
Estoque de Segurança: Este estoque tem o objetivo de garantir a entrega e o suprimento em casos inesperados de grande demanda ou por precaução, caso um determinado lote seja reprovado em um controle de qualidade, por exemplo.
O estoque Regulador: é normalmente utilizado em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades. Por exemplo: um banco que teria um estoque de pessoas e de caixas eletrônicos para atender os clientes.
Estoque Mínimo: Está ligado à menor quantidade de um item em estoque para prevenir uma eventualidade que se deve ao consumo além do previsto ou atraso na entrega de novas mercadorias.
2. Modelo de estoque da figura 2.4 do Livro Planejamento, Programação e Controle da Produção; CORRÊA, HENRIQUE LU 2001. Pag. 57
A figura ilustra o nível de estoque por tempo em função da taxa de demanda, ou seja, é necessária definir o momento do ressuprimento e a quantidade a ser ressuprida para que o estoque possa atender às necessidades da demanda.
Exemplo:
A represa de agua de uma “cidade W” tem capacidade “X” de armazenamento, a quantidade de agua disponível na represa deve atender o consumo (demanda) por um determinado tempo. E Para que não falte agua, deve-se ressuprir a represa mantendo-a num nível seguro, ou controlando a a demanda em tempos de estiagem.