Leitura de mundo
POR: LÍVIA MARIA CABRAL DIAS*
*Graduada em Letras pela FAFIM, 2005 e em curso - Pedagogia pelo UNIRIO desde 2010.
O presente portifólio tem por objetivo contar e recontar um pouco de histórias pessoais, impressões, registros, reflexões, pesquisas, enfim, muito do que vamos recolhendo pela vida e que algumas vezes deixamos passar. Além disso, auxilia no presente e também tempos depois, quando o relemos e passamos a refletir o que nos afetou e vem nos afetando cotidianamente. Portanto, apresento um registro da minha “leitura de mundo”, na construção de algo que posso refletir no meu cotidiano de forma teórica e prática, recolhendo as principais impressões filtradas pelo olhar filosófico, social, histórico e cultural que me constitui como sujeito e ator neste momento.
Elaborei um roteiro para contar e recontar a minha leitura de mundo.
São eles:
Peculiaridade da minha cidade: Antiga Estação Ferroviária de
Eugenópolis – MG:
1. Dados históricos do município;
2. Fotos;
3. Registro da narrativa do entrevistado.
Peculiaridade da minha cidade
Segundo Affonso Romano de Sant’Anna (Perdidos na Toscana, L&PM) é possível encontrar uma referência ao Rio de Janeiro que diz mais ou menos assim... “onde eu vivo as pessoas batem palmas quando o sol se põe”. Na minha cidade, há algo peculiar que as p essoas que viveram naquele momento lembram com bastante saudosismo é a Antiga Estação Ferroviária de Eugenópolis – MG. Faço uma pesquisa reconhecem nela esta peculiaridade.
com pessoas próximas que veem o lugar e se
Faço registros de várias formas: através de dados
históricos coletados na secretaria municipal, fotografias e um pequeno relatos de um entrevistado que trabalhou e vivenciou este período de sua vida.
Antiga Estação Ferroviária de Eugenópolis – MG
A estação de São Manuel foi inaugurada em 1886. Nos anos 40, seu nome foi alterado para
Eugenópolis - homenagem ao Coronel Luiz Eugênio Monteiro de Barros,