Leitura Critica em foco
ALBUQUERQUE, Josemar Farias1
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar as propostas de leitura e interpretação dos gêneros textuais charge e propaganda aplicadas durante o estágio supervisionado de língua portuguesa com alunos do ensino médio em uma escola pública de Tangará da Serra. Como base teórica foi utilizado o pensamento interacionista da linguagem (Bakhtin, 1992). Os resultados das produções textuais dos alunos mostram que, além de terem uma grave deficiência na escrita, estes apresentam grande dificuldade de reflexão crítica e posicionamento frente aos gêneros abordados, pois as interpretações foram superficiais e um tanto distantes do esperado. Como sugestão para trabalhos futuros, verificou-se assim a necessidade da aplicação de abordagens que levem em conta o texto e o contexto no estudo de gêneros, incentivando a formação crítica através da expressão oral e da escrita.
Palavras-chave: charge, propaganda, ideologia, Análise Crítica do Discurso.
1 INTRODUÇÃO
O projeto de estágio supervisionado de Língua Portuguesa, intitulado “Leitura Crítica em foco”, fora aplicado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município de Tangará da Serra – MT, no intuito de estimular os alunos à compreensão interpretação e reescritura de textos, e a desenvolver a leitura crítica frente aos gêneros textuais charge e propaganda.
A leitura pode ser definida, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e
4º Ciclos do Ensino Fundamental (1998), como um processo no qual o leitor exerce um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, tendo por base os conhecimentos prévios sobre o conteúdo. Desta maneira, a leitura não consiste na mera extração de informações, e sim numa atividade para a qual se fazem necessárias estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação. Com isso, um leitor competente é capaz de relacionar um texto com outros lidos anteriormente, bem como perceber os