Leitura ativa: recriando histórias
LEITURA ATIVA: RECRIANDO HISTÓRIAS
ENVOLVIDOS: Secretária Municipal de Educação
Miranorte-TO
2011
JUSTIFICATIVA:
Sabemos que a leitura e produção de textos é um dos grandes problemas da educação no Brasil. Poucos brasileiros têm o habito da leitura e da produção de texto, apesar dos muitos investimentos dos Governos municipais, estaduais e federal, o desinteresse pela leitura assola todo país, esse é um problema que terá que ser solucionado ainda no ensino fundamental, com ações que envolvam alunos, professores e pais.
Segundo a Referência Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins edição 2009, um dos pontos fundamentais na exploração do texto será levar o aluno a perceber as marcas deixadas pelo autor. Entretanto, o educando não deve ser induzido no seu processo de análise e reflexão do texto, para não impedi-lo de uma apropriação particular do mesmo. Para formar leitores na escola, é preciso responsabilidade e compromisso ao organizar projeto educativo para intermediar a passagem do leitor de textos simples para o leitor de textos de maior complexidade. O ponto culminante do trabalho realizado em língua portuguesa é a produção de textos, pois se pressupõe que o ato de escrever seja a reflexão do aluno sobre as inúmeras possibilidades que o código lingüístico lhe oferece para expressar o conhecimento de si e da própria realidade. É nessa produção que se percebe se ele realmente entendeu como funciona a língua.
Nesse processo ler e fazer a releitura de textos literários seja romance, contos, poemas, crônicas, memórias ou mesmo literatura de cordel, permitirá ao aluno o contato com a leitura e com a produção de textos através da recriação dos mesmos.
Para despertar o interesse do educando, é necessário também que sejam estimulados, através da divulgação na escola de suas produções, medalhas, premiações, e principalmente do envolvimento da escola e dos pais.
OBJETIVO