leite derramado
Apesar da grande semelhança, Futebol de Salão e Futsal não são o mesmo esporte. As diferenças entre os desportes limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica do jogo. Além disso, a questão política os diferencia já que o Futsal é de responsabilidade da FIFA, enquanto o Futebol de Salão foi regido até a década de 90 pela FIFUSA, e desde 2002 é regido pela Associação Mundial de Futsal (AMF), com sede no Paraguai.
Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas criou peculiaridades em cada uma das modalidades: o Futsal, com uma bola mais leve e com a valorização do uso dos pés adquiriu maior semelhança com o Futebol de Campo e ganhou outra dinâmica com novas regras, permitir que o guarda-redes atua como um jogador de linha quando ele está fora da sua área; o Futebol de Salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as características de um desporto indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com laterais e escanteios cobrados com as mãos. Dessa forma, a dinâmica do jogo em uma e outra modalidade tornou-se sensivelmente diferenciada. O fato de pertencerem a entidades diferentes, por certo deverá, com o passar do tempo, demarcar modalidades diferenciadas.
No Brasil a CBF filiada a FIFA, reconhece a CBFS como a gestora do Futsal. As entidades que não concordam com este reconhecimento; vincularam-se à CNFS e se filiaram a AMF e praticam o Futebol de Salão.
Diferenças
O Esporte
Futebol de Salão AMF
O Futebol de Salão surgiu na década de 30 sob a direção da FIFUSA, praticado atualmente em muitos países. No Brasil, todas as associações filiadas à Confederação Nacional de Futebol de Salão praticam-no. O último campeonato realizado em 2013, nos Jogos Mundiais na Colômbia, teve a própria Colômbia, atual campeã mundial de 2011 com a medalha de ouro, a Venezuela