Leite apostila
CURSO: FARMÁCIA
PERÍODO: 8º
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
PROF: MARISTELA RAQUEL
“ Quando em algum lugar, em alguma época, duas pessoas se dispuseram a fazer algo em comum, buscando o benefício de uma como conseqüência da aplicação do saber da outra, estava pela primeira vez consolidada uma relação de confiança.”
1. APRESENTAÇÃO
A tecnologia de alimentos é definida pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia como a aplicação de métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos. Através da tecnologia empregada, pretende-se que os alimentos se conservem pelo maior tempo possível, evitando as perdas decorrentes de um sistema de abastecimento deficiente e da sazonalidade. Atua ainda, no desenvolvimento de tecnologias alternativas para o aproveitamento de subprodutos e criação de novos produtos na indústria de alimentos, sempre contemplando o aspecto legal. Em vista disso, o setor que mais se desenvolveu nesta área da ciência moderna foi o de métodos de conservação de alimentos.
Nos últimos anos, a industrialização de alimentos teve extraordinários avanços tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos, métodos de conservação, análises bromatológicas, toxicológicas, microbiológicas e sensoriais, tratamento de resíduos e em pesquisas de viabilidade nutricional, medicinal e econômica de produtos alimentícios de origem animal e vegetal.
Com base na microbiologia, descobriu-se que existem microorganismos que proliferam também em ausência de oxigênio. São as bactérias anaeróbicas, que têm a capacidade de deteriorar os alimentos industrializados enlatados (fechados a vácuo), como também, dependendo do grupo, de transformá-los em perigo para a saúde do ser humano. A solução encontrada pela indústria, para destruir tanto a flora deteriorada quanto a patogênica foi a esterilização (destruição pelo calor). O alimento