Leishmaniose Tegumentar Americana
Relembrando....
- É uma doença causada por parasitos do gênero Leishmania Ross, 1903. Este é um protozoário digenético que tem seu ciclo biológico realizado em 2 hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado;
- Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, gênero Lutzomya;
Morfologia: - Formas amastigotas: infectam hospedeiro invertebrado
- Formas promastigotas: infectam o homem
Ciclo no invertebrado: A infecção do inseto ocorre quando a fêmea pica o vertebrado para exercer o repasto sanguíneo e juntamente com o sangue ingere macrófagos parasitados por formas amastigotas. Durante o trajeto pelo trato digestivo, os macrófagos se rompem liberandos as amastigotas. Essas sofrem divisão binária e se transformam rapidamente em promastigotas que se multiplicam, também por divisão binária, ainda no sangue ingerido. Após a digestão do sangue, a membrana se rompe e as formas promastigotas ficam livres.
Ciclo no vertebrado: Durante o processo de alimentação do flebotomíneo é que ocorre a transmissão do parasito; as formas promastigotas são introduzidas. São interiorizados pelos macrófagos teciduais. Formas promastigotas se transformam rapidamente em amastigotas, multiplicam-se por divisão binária até ocupar todo o citoplasma; membrana do macrófago se rompe, liberando as amastigotas no tecido, sendo novamente fagocitadas, iniciando no local uma reação inflamatória.
Mecanismo de transmissão: Ocorre pela picada de insetos hematófagos pertencentes ao gênero Lutzomya.
Formas clínicas: (1) Leishmaniose Cutânea: úlceras. (2) Leishmaniose cutaneomucosa: Lesões mucosas agressivas que afetam as regiões mucofaríngeas; a forma disseminada apresenta múltiplas úlceras cutâneas. (3) Leishmaniose cutânea difusa: lesões nodulares não ulceraradas.
Patogenia: Logo após a entrada dos parasitos no organismo do hospedeiro e sua fagocitose pelos histiócitos (macrófagos do