Leishmaniose Canina
por Tudo sobre Cachorros em Doenças, SAÚDE
O aumento dos casos da Leishmaniose Visceral Canina, neste ano de 2012, tem sido destaque na mídia. Na semana passada, por exemplo, a doença chamou a atenção pelo número de casos confirmados no Distrito Federal, onde o aumento foi de 27,2% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011. O fato é que hoje em dia, a Leishmaniose pode ser prevenida ao menos nos animais de estimação, mas grandes partes dos proprietários ainda desconhecem suas causas e sintomas.
O que é a Leishmaniose? Leishmaniose Canina A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.
Formas de transmissão De acordo com médica veterinária Drª Ana Flávia Ferreira, a doença não é transmitida de um cão infectado para um cão sadio. “A transmissão só ocorre quando o animal é picado pelo mosquito infectado e uma vez doente, o cão não oferece risco para outros animais e nem mesmo para ser humano. Desta forma, o homem só pode ser infectado, se também for picado por um flebótomo contaminado”, explica a profissional, que completa: “os gatos não são acometidos por esta patologia”.
Sintomas e diagnóstico A confirmação da doença só pode ser feita através de exame de sangue, que aponte aumento das enzimas hepáticas ou anemia; e de exame citológico, feito a partir de pequenas amostras de tecidos, como a medula óssea, o baço e o fígado. Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite,