Leis naturais na ecologia
CURSO: GESTÃO AMBIENTAL – Disciplina: Ecologia Aplicada
Professor: Tulio Queto
Aluna(s): Regina Di Napoli e Renata Cristina
Avaliação de Ecologia Aplicada - AV2 (RESPOSTAS)
QUESTÕES DA PARTE 1
1) As leis naturais ou ecológicas são aquelas que não estão sujeitas as mudanças, ao contrário, das leis humanas. A partir da alometria, princípios e candidata a princípios que as leis naturais são criadas ou até mesmo descritas. Até recentemente não existiam leis naturais para Ecologia Populacional, antes mesmo das leis da física e química, as interpretações, crenças de opiniões erradas e irrealidades trouxe prejuízos financeiros para as pesquisas conforme indicam Colyvan & Ginzburg (2003) e a complexidade de criar modelos explicativos.
2) A Alometria, termo criado por Huxley e Teissier em 1936, designa ao crescimento distinto (Gayon 2000; Levinton 1988), é a interrelação entre alterações e dimensão global. Nesta lei possibilita o estudo do metabolismo, do crescimento de partes do corpo de seres vivos, entre outros.
De acordo com Parker (1989) o princípio é uma lei científica que só fundamenta-se quando há relações necessárias de que derivam outras leis.
3) Lei Maltusiana: Esta lei descreve como ocorre o crescimento, a queda ou a inércia nas populações, e seu comportamento quando não há nenhum interferente (GINZBURG &COLYVAN, 2004).
Ou seja: Taxa de nascimento ou morte constante, ocorre o crescimento ou a queda populacional - progressão geométrica.
Lei de Allee: O crescimento do número de indivíduos, a sobrevivência e a produção dentro de uma população estão relacionados diretamente. Quando ocorre o crescimento ode um desses fatore, os outros crescem igualmente (BERRYMAN, 1999).
Lei de Verhulst: Em determinado momento, o aumento de uma população será limitado por um mecanismo importante, a competição entre os membros da mesma espécie (competição intraespecífica) por coisas