Leis de newton
ATIVIDADE DE FÍSICA
LEIS DE NEWTON E FORÇAS RESISTIVAS
Itabira 2012
As leis de Newton e suas aplicações no cotidiano
Isaac Newton foi um cientista inglês que, entre tantas descobertas, criou leis que descrevem as características de um movimento e de uma força exercida sobre algo. Hoje muito estudadas, as três leis de Newton são facilmente percebidas no dia-a-dia. * Primeira lei de Newton (Lei da Inércia):
Antes da formulação das leis de Newton, pensava-se que os corpos tendiam a ficar em repouso. Para que esse corpo se mantivesse em movimento contínuo com velocidade constante, seria necessária a ação de uma “força” constantemente. Newton então formulou sua primeira lei que diz: “Se nenhuma força atua sobre um corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode sofrer uma aceleração.” Assim, todo corpo em repouso tem a tendência de continuar em repouso, enquanto um corpo em movimento tende a continuar seu movimento sem alterar a velocidade. Um exemplo simples da lei da inércia no cotidiano é o movimento de passageiros dentro de um veículo. Se o veículo for freado, seus passageiros são “empurrados” para frente, pois tendem a manter o estado de movimento em que estavam. O que muda de estado de movimento é apenas o veículo. * Segunda lei de Newton:
Esta é a lei fundamental da mecânica. Com a fórmula apresentada por Newton, é possível prever a velocidade e a posição, por exemplo, de um corpo em movimento. Há uma relação simples entre força e aceleração. Um corpo pra se mover com alteração na velocidade precisa ser forçado a isso. Assim, surge uma aceleração que indica a mudança na velocidade da partícula observada.
F = m.a onde m representa a massa do corpo.
Um simples exemplo do uso dessa lei é durante as compras em um supermercado. Enquanto o carrinho ainda está vazio, é fácil movimentá-lo. Porém, ao enchê-lo fica mais difícil, pois a massa aumenta, aumentando assim a força necessária para fazê-lo