Leis de Newton
Avaliar as leis de Newton e o movimento uniformemente variado.
2. Introdução teórica
Queda Livre
Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. Este movimento é conhecido como queda livre. A trajetória é retilínea, vertical e a aceleração é a mesma: a aceleração da gravidade, cujo módulo é, aproximadamente, g=9,8m/s².
Lançamento Vertical
É caracterizado pelo lançamento vertical (para cima ou para baixo) de um corpo com velocidade diferente de zero. Este movimento é afetado pela aceleração da gravidade, ou seja, é um movimento retilíneo uniformemente variado e obedecem todas as equações do MRUV.
Lançamento Oblíquo
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade. O móvel se deslocará para frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.
1ª Lei de Newton:
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero.
2ª Lei de Newton:
Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual. A 2ª lei de Newton diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:
Onde:
F é a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N);
M é a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);
A é a aceleração adquirida (em m/s²).
3ª Lei de Newton:
“A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre