Leis de Newton
Leis de Newton são as leis que explicam o comportamento de corpos em movimento.
Primeira Lei de Newton – Princípio da Inércia (Deixe-me estar como estou)
Quando estamos dentro de um carro, e esse faz uma curva, nosso corpo permanece na mesma velocidade vetorial que estava submetido antes da curva o que dá a impressão que o corpo está sendo “jogado” para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.
Então, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.
Um corpo só altera seu estado de inércia se alguém ou alguma coisa aplicar nele alguma força diferente de zero.
Experiências.:
* Garrafinha com água, por uma folha em baixo e puxá-la ( a garrafa estava em repouso, quando a superfície sob ela é retirada, ela apenas cai, permanecendo em repouso.)
* Copo com água, papel e ovos.
Explicação: a garrafa com água e os ovos estavam em repouso e quando a superfície sob eles foi tirada, eles apenas caíram, permanecendo em seu estado de repouso o que demonstra que todo o corpo que está em repouso, permanece em repouso.
Segunda Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica
Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes, vemos que elas não produzem uma aceleração igual.
Todo corpo em repouso necessita de uma força externa e com velocidade maior que zero para se movimentar e também, todo corpo em movimento necessita de uma outra força para parar.
A força aplicada em um corpo em repouso é igual a massa vezes a aceleração, portanto, quanto mais massa o corpo tiver mais força deve ser aplicada à aquele corpo para ele se movimentar.
EXEMPLO 1: pegar ou empurrar um objeto leve, com facilidade.