Leis de Newton
No roteiro das moedas coladas foi utilizado um jogo de damas (ou 10 moedas iguais) e uma régua. Os alunos fizeram uma pilha com as peças do jogo de damas e com a borda de maior espessura da régua foi dado um golpe seco na peça inferior da pilha.
Demonstrando que um corpo tende a permanecer em repouso a menos que uma força atue sobre ele, baseando-se na 1ª Lei de Newton: Lei da Inércia, que descreve o que ocorre com os corpos que estão em equilíbrio.
Ao aplicar o roteiro perguntou-se aos alunos como explicariam o fato, e os mesmos responderam que “ tiramos apenas as peças de baixo porque colocamos apenas elas em movimento”. A afirmação pode estar indicando que o aluno possui concepções prévias sobre o movimento. É comum a concepção fundamentada na teoria do Impetus de Aristóteles, em que o corpo entra em movimento por estar dotado de uma força e que quando a força diminui o movimento diminui. Cabe neste caso ao professor buscar a superação destes entendimentos. Por fim para o experimento envolvendo a 2ª Lei de Newton, foi preciso uma classe e uma cadeira. Para Iniciarmos esta atividade pedimos ajuda de um aluno voluntário, o qual empurrou a classe aplicando uma força externa no objeto (classe) em repouso. Após colocou-se a cadeira em cima da classe para que novamente o aluno a empurrasse, assim fazendo-o observar que ele necessitou de mais força do que anteriormente. O Objetivo da prática foi compreender a 2ª Lei de Newton, a lei fundamental da dinâmica, a qual ressalta que “A força ou a resultante de forças que