Leis de newton
[pic]
Isaac Newton
a) 1ª Lei de Newton (Princípio da Inércia)
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam de resistir à uma mudança em seu movimento. Alguns anos mais tarde, Newton refinou a idéia de Galileu e a tornou sua primeira lei, também conhecida como Lei da Inércia: "Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atue sobre ele". Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Assim, se ele está em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante. Exemplos:
Coloque um pedaço de cartolina sobre um copo, e sobre a cartolina uma pequena moeda. Quando você dá um forte 'peteleco' na cartolina, pode-se ver que a moeda cai dentro do copo.
Quando uma pessoa cavalga. Quando o cavalo pára subitamente, a pessoa que estava em movimento tende a continuar seu movimento, sendo lançada para frente. Este exemplo também ilustra a importância do uso do cinto de segurança em um automóvel onde, sua ausência fará com que seu corpo seja lançado, tendendo a continuar o movimento que possuía antes.
b) 2ª Lei de Newton (A Força)
"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força"
Força , em física, qualquer ação ou influência que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A força é um vetor, o que significa que tem módulo, direção e sentido. Quando várias