Leis de Newton: visão do ensino médio.
Palavras-chave: Leis de Newton, Ensino Médio, Ensino da Física.
As leis de Newton: como é vista no Ensino Médio discute as dificuldades e os métodos usados pelos professores para lecionarem esse conteúdo, aqui restringido a dinâmica, ou seja, Leis de Newton. Bem como o processo de aprendizagem dos alunos do 1° Ano do Ensino Médio do colégio E.E.F.M Antonio Bezerra. O método da pesquisa é o quantitativo/qualitativo, utilizando como estratégia diversas experiências relacionadas ao conteúdo lecionado em sala de aula, de maneira teórica e prática. O referencial teórico que deu suporte a esta investigação está embasado em Galter, Astolfi, Develay entre outros. A pesquisa vem apontando, entre outros resultados, que a aula prática, mostrando no dia-a-dia dos alunos, os fenômenos físicos existentes, atrai a atenção do aluno, como, também o interesse pelo estudo da Física. Por outro lado, a parte “matemática” das aulas chega a ser cansativas para os alunos, de tal modo eles não se interessam pelos conteúdos apresentados. As Leis Fundamentais da Dinâmica, as Leis de Newton, fazem parte da ementa da disciplina de Física do primeiro ano do Ensino Médio. Tradicionalmente, o professor adota uma didática enraizada no “formulismo” e na discussão puramente matemática.
O papel do professor na sala de aula é transmitir e tentar passar de uma maneira que aja uma fácil compreensão de toda a grandeza Física que representas as famosas Leis de Newton.
Antes de prosseguirmos, faremos um breve histórico sobre essas Leis.
Vivemos num universo em movimento. As galáxias se movem, e o mesmo acontece com estrelas, planetas, asteroides, satélites, cometas e meteoros. Uma pedrinha em queda, uma pessoa caminhando, um ônibus se deslocando ou um elétron se movimentando no interior de um acelerador de partículas são situações de movimento que exigem análise e compreensão.
Desde os filósofos gregos até os dias atuais, os