Leis de Kirchhoff
LEIS DE KIRCHHOFF
1. OBJETIVOS GERAIS - Verificar experimentalmente as leis de Kirchhoff e o Teorema da Superposição de Efeitos
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA As Leis de Kirchhoff são utilizadas na análise de circuitos elétricos, com a finalidade de se simplificá-los. Kirchhoff dividiu o circuito em malhas distintas, seqüência de componentes e fios onde a corrente pode caminhar a partir de um ponto e retornar a esse mesmo ponto por outro caminho, formando assim um circuito fechado.
1ª. Lei de Kirchhoff (Lei das malhas): a soma algébrica das ddp´s encontradas ao longo de uma malha percorrida num dado sentido deve ser nula – decorre do princípio de conservação da energia.
2ª. Lei de Kirchoff (Lei dos nós): a soma das correntes que entram em um nó é igual à soma das correntes que saem do nó – decorre do princípio de conservação de carga
O Teorema da Superposição é útil na análise de circuitos que possuem mais de uma fonte. O Teorema da
Superposição pode, com algumas restrições, ser usado tanto em circuitos CC quanto CA bem como em circuitos onde ambas as fontes são utilizadas.
3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- 03 Resistores;
- Multímetro;
- Placa de ensaio (protoboard);
- Fontes de alimentação;
- Fios de Cobre
4. ESQUEMA/DIAGRAMAS ELÉTRICOS
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL – MONTAGEM DOS RESISTORES NA PLACA DE ENSAIO
5.1 Separe os resistores desejados, meça suas resistências e anote na tabela abaixo:
5.2 Montar o circuito, de acordo com o esquema a seguir:
5.3 Após verificar as conexões, ligar a fonte no circuito e ajustar a tensão da fonte E1 em 6V (usar o multímetro, para monitorar a tensão) e a tensão da fonte E2 em 10V. Medir a tensão (d.d.p) nos resistores R1, R2 e R3, anotando os valores obtidos na Tabela II.
5.4 Com base nos valores medidos (práticos) de