LEIS DE KIRCHHOFF EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA
FSC – Departamento de Física
Disciplina: FSC5125 - 04215
Experiência 04
LEIS DE KIRCHHOFF EM CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA
Florianópolis, setembro de 2010
3.4. Questão 3a: Faça o gráfico de V em função de i com os dados da tabela II.
Gráfico I em anexo. 3.5. Questão 3b: Calcule os coeficientes angular e linear da reta obtida e, a partir deles, obtenha a fem da fonte e r do amperímetro.
Comparando a equação à equação da reta, , obtemos as seguintes relações: (variável dependente), (coeficiente angular), (variável dependente) e (coeficiente linear). Utilizando os pontos e e substituindo-os na equação do coeficiente angular
Substituindo o ponto na equação da reta, e utilizando o , temos
3.6. Questão 3c: Qual o significado físico da intersecção da curva com o eixo das abscissas? E das ordenadas?
Onde a curva tem intersecção com o eixo da abscissa (x=0) a tensão vai a zero e a corrente é máxima, significando que R=0. Onde a curva tem intersecção com o eixo das ordenadas (y=0), a resistência é máxima (), a corrente tende a zero () e a diferença de potencial tende à fem ().
3.7. Questão 4: Faça o gráfico de P em função de R com os dados da tabela II. No ponto de máxima transferência de potencia obtenha R e, então, r do amperímetro. Compare r com o valor obtido na Questão 3b (item 3.5).
Gráfico II em anexo.
O ponto de máxima transferência de Potencia é quando , logo Os valores obtidos são iguais, pois se trata do mesmo circuito.
3.8. Questão 5: Calcule as correntes , e utilizando as Leis de Kirchhoff para o circuito, considerando as resistências internas dos amperímetros (fornecidas). Compare com os valores medidos.
Segue esquema do circuito abaixo, destacando as correntes a serem calculadas.
Figura 1. Circuito C
Pela regra das malhas de Kirchhoff obtemos as seguintes equações (1) (2)
Substituindo os valores em