leis de contabilidade
Curso de introdução à Gestão Empresarial - Contabilidade Financeira
Professor Silvério
Balanço Patrimonial (BP)
a) Objetivos e finalidades: O Balanço Patrimonial reflete o saldo de todos os bens, direitos e obrigações da entidade em determinado momento. É destinado a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
a) Objetivos e finalidades: A Demonstração do Resultado do Exercício é um relatório contábil que procura demonstrar o resultado obtido pela entidade em determinado período de tempo através da confrontação entre as receitas e despesas desse mesmo período.
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
a)Objetivos e finalidades: A Demonstração de Resultados Abrangentes atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira "incerta", uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo.
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
a) Objetivos e finalidades: A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados apresenta os resultados apurados em exercícios anteriores devidamente ajustados, incorporando-se o resultado do período e excluindo as transferências de modo a apresentar o saldo acumulado dos lucros ou prejuízos da entidade.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
a) Objetivos e finalidades: A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é um relatório que demonstra a composição do Patrimônio Líquido durante determinado período de tempo. Trata-se de uma peça contábil que facilita o trabalho daqueles que irão analisar e interpretar as variações do Patrimônio Líquido.
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
a)Objetivos e finalidades: A Demonstração dos Fluxos de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em