Leilão dos aeroportos
FACE/Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação ECO/Departamento de Economia
Leilão dos Aeroportos: uma análise da Restrição de Oferta Unitária.
Antônio Ronieel Bezerra Belém
Brasília, 17 de maio de 2013
1
Antônio Ronieel Bezerra Belém
Leilão dos Aeroportos: uma análise da Restrição de Oferta Unitária.
Dissertação apresentada ao Departamento de Economia da Universidade de Brasília – UnB como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Economia. Orientador: Bugarin Prof. Dr. Maurício Soares
Brasília, 17 de maio de 2013
2
Resumo
Em 2012 o Governo Federal realizou a primeira concessão de aeroportos à iniciativa privada. Três aeroportos foram leiloados, os de Brasília, de Guarulhos e de Campinas. Tão interessante quanto a própria privatização dos aeroportos foi o mecanismo adotado para concedê-los, o leilão.
O leilão de concessão dos aeroportos teve o objetivo de arrecadar o maior valor possível pelo direito de exploração da infraestrutura aeroportuária e foi modelado com regras complexas. Os três aeroportos foram leiloados simultaneamente e o leilão teve um formato híbrido, iniciando como um leilão selado de 1º preço seguido de um leilão oral ascendente.
Dentre as regras do leilão destacou-se e analisou-se a regra que restringiu a alocação dos aeroportos a um por vencedor e que chamamos de Restrição de Oferta Unitária. Mostra-se, assumindo certas hipóteses, que essa regra tende a diminuir a receita esperada do leilão.
3
Abstract
By the year of 2012, the Brazilian federal government carried out the first ever concession of airports to the private sector. Three airports were auctioned, the ones from Brasília, Guarulhos and Campinas. It turns out that the auction mechanism adopted in the process was as interesting as the privatization.
The airports concession auction aimed to generate the highest