Leilão do Pré
Posted on 14/09/2011 by Rodrigo Cintra| Deixar um comentário
O Governo brasileiro deverá ofertar no segundo semestre de 2012 áreas de exploração de petróleo e gás na camada pré-sal, informou o Ministério de Minas e Energia.
De acordo com o Secretário-Executivo do Ministério, Marco Antônio Martins Almeida, o Governo vai esperar a definição da cobrança de royalties das áreas do pré-sal pelo Congresso Nacional para então elaborar os contratos com base no modelo de partilha de produção e leiloar os blocos.
O Ministério de Minas e Energia tinha previsto inicialmente que a primeira licitação de áreas do pré-sal ocorreria neste ano, mas o atraso na definição de aspectos como os royalties levou ao adiamento. Segundo o Secretário, é natural que o Governo demore um pouco para conceder as áreas, já que se trata de um novo modelo de exploração de petróleo.
“A primeira vez sempre é difícil, a gente espera construir um cenário em que a gente consiga realizar no terceiro trimestre, segundo semestre melhor dizendo, fazer a primeira rodada (do pré-sal)”, afirmou.
Uma das áreas com potencial de ser colocada no primeiro leilão do pré-sal é Libra, uma das maiores descobertas no pré-sal de Santos.
ANP quer fazer dois leilões em áreas do pré-sal até 2015
0 comentário(s)
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) espera realizar até 2015 pelo menos dois leilões com áreas exploratórias do pré-sal já sob o novo modelo de partilha, disse hoje a diretora da reguladora, Magda Chambriard, principal autoridade brasileira presente na abertura da Offshore Technology Conference (OTC), hoje, no Rio de Janeiro. Em apresentação a um público formado principalmente por representantes da cadeia fornecedora de óleo e gás atuante no país, a diretora estimou negócios de US$ 400 bilhões a serem encomendados até 2020 no Brasil, estimulados principalmente pelo pré-sal. Desse montante, segundo ela, US$ 9 bilhões serão investidos em Planejamento e