Lei sox
A ADTOX auditoria é especializada em auditar empreas e usa a lei Sarbanes-Oxley, apelidada de Sarbox ou ainda de SOX, para garantir a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis nas empresas, incluindo ainda regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, de modo a mitigar riscos aos negócios, evitar a ocorrência de fraudes ou assegurar que haja meios de identificá-las quando ocorrem, garantindo a transparência na gestão das empresas.
LEI SARBANES- OXLEY
A lei Sarbanes-oxley foi criada em pelo governo americano devido a varia fraude corridas no cenário mundial foi a implantação da Lei Sarbanes-Oxley considerada a mais profunda e abrangente legislação para o mercado de capitais dos Estados Unidos desde a reforma realizada após a quebra da Bolsa; a nova legislação é estabelecer um paralelo entre a mesma e o que a CVM e as normas brasileiras determinam para o brasil. Todas as empresas que possuam ações na bolsa de valores norte-americana já tenham iniciado o processo de adaptação à mesma, a Lei Sox é um assunto ainda novo no cenário mundial.
Grande parte das companhias brasileiras de capital aberto estão se adequando a boas práticas de governança corporativa determinadas pela CVM e assim estão utilizando padrões de conduta superiores aos exigidos pela lei. Por isso, muitas das exigências da Lei Sox já estão em vigor no Brasil, o que conduz à conclusão que será pouca as mudanças a fazer para adequar a nova Lei ao cenário brasileiro. Uma das principais diferenças encontradas é um Comitê de Auditoria, uma nova estrutura que deve ser criada de acordo com a seção 301 da Sox.
No Brasil esta estrutura não é obrigatória e pode ser substituída pelo conselho fiscal, no entanto algumas empresas já estão optando pela implantação do comitê. Outro item relevante e exigido com bastante rigor pela lei é o controle interno. A lei exige com bastante rigor