Lei seca
ARTIGO DE OPINIÃO
A LEI SECA
FARROUPILHA
30/05/2012
A Lei Seca, que foi posta em vigor em Junho de 2008, foi criada com o objetivo de solucionar um dos maiores problemas do Brasil, a mistura de álcool e direção. A lei proíbe qualquer condutor, conduzir embrigado. E não há um limite, qualquer gole já é considerado infração gravíssima de transito, sendo penalizado com multa, carteira de habilitação retida, ser preso em flagrante e responder processo pelo ato praticado.
Mas infelizmente está lei não esta funcionando como deveria. Além de existir a falta de fiscalização rígida por meio das autoridades, os condutores brasileiros ainda assimilam álcool e direção como uma forma de se divertir, vão para baladas, estádios de futebol, entre outros lugares, ingerindo bebida alcoólica enquanto dirigem. Segundo jornais, telejornais e revistas de circulação nacional, mesmo com a lei, é constante o numero de acidentes que são causados pelo ato de beber e dirigir. As pessoas não se conscientizam que quando forem participar de um evento que tenha bebida alcoólica elas não podem beber. O numero de acidentes por esta infração dobra em finais de semana e feriados, onde as pessoas costumam ingerir mais as bebidas alcoólicas.
Conduzir um veículo requer habilidade e prudência. Quem dirige precisa ter atenção redobrada, por isso que álcool e direção não combinam, pois quem ingere álcool, perde totalmente os sentidos. O álcool retarda o funcionamento do cérebro, o humor fica instável, gera sonolência, o condutor perde a capacidade de concentração, entre outros fatores de risco que o álcool provoca no organismo humano.
A solução para essa barbárie que acontece no pais seria fiscalizações mais intensificadas, conscientização dos condutores que não se pode beber e dirigir. Propagandas chocantes que atingissem as pessoas, por meio da mídia, e enfase na matéria de direção defensiva pelos Cfc’s de todo o Brasil. BEBER E DIRIGIR NÃO