Lei dos gases ideais
Bárbara Fabrícia Barros do Nascimento
Prof.: Vanessa Mello
Lei dos Gases Ideais
Trabalho apresentado pela aluna Bárbara Fabrícia do 2º ano do Ensino Médio, para disciplina de física para obtenção da Nota do 3º bimestre.
Maceió – AL
Julho/2012
Lei Geral dos Gases
No estado gasoso as moléculas se movem como um exame de abelhas “enfurecidas” (fig.20); a cada instante há moléculas movendo-se em todas as direções, com velocidades diferentes.
O movimento individual de uma molécula é caótico; as mudanças de direção ocorrem em virtude das eventuais colisões.
Para caracterizar a situação de certa porção de gás há três grandezas importantes: a pressão(P) o volume(V) e a temperatura absoluta(T). Essas grandezas são chamadas variáveis de estado do gás. Os vários gases, desde que estejam bastante rarefeitos (baixas densidades) e acima das respectivas temperaturas críticas, obedecem aproximadamente à seguinte lei, chamada Lei Geral dos Gases:
Fig. 01 - As moléculas de um gás estão em constante movimento caótico
Um gás é chamado ideal quando obedece exatamente a essa lei.
Quando uma (ou mais) variável de estado sofre alguma alteração, dizemos que o gás sofreu uma transformação.
As Transformações Gasosas
Quando se estuda a dilatação dos sólidos e líquidos, não se faz referência sobre a influência que a pressão tem sobre esse acontecimento. Isto acontece porque somente grandes variações da pressão podem influenciar sensivelmente na dilatação dos corpos sólidos e líquidos. Assim, despreza-se a influência da pressão. No entanto, quando do estudo das transformações gasosas essa grandeza física tem grande influência e, dessa maneira, não podemos desprezar sua atuação sobre as transformações dos gases, as quais são: transformação isobárica, transformação isométrica e transformação isotérmica.
Além da pressão, duas outras grandezas físicas são muito importantes no decorrer do