Lei de Von Newmann
John von Neumann, matemático húngaro de origem judaica, naturalizado norte-americano. Contribiu para definição da arquitetura de computadores de sistemas e hardware que conhecemos hoje.
O envolvimento de Von Neumann nos projetos militares dos primeiros computadores durante e pós a Segunda Guerra computadores fez com que ele definisse os princípios básicos da arquitetura dos atuais sistemas computacionais.
Interessado por automatizar cálculos Von Neumann contatou o grupo responsável pelo projeto do ENIAC, entretanto este projeto foi suspenso, ele atuou apenas como facilitador dos cientistas de Los Alamos fazendo com que eles fossem os primeiros a utilizá-lo.
Com o inicio do projeto EDVAC Von Neumann ficou responsável por elaborar o documento First Draft of a Report on the EDVAC que descrevia a estrutura da nova maquina sucessora do ENIAC. Neste projeto ele definiu o conceito de programa armazenado, a pesar da controvérsia sobre quem teria definido este conceito, que permite a execução de qualquer programa sem a necessidade de alteração no hardware. A arquitetura proposta passou a ser conhecida como Arquitetura de von Neumann. Esta arquitetura de computador se caracteriza pela possibilidade de armazenamento de uma maquina digital no mesmo espaço de memória onde são armazenados os dados e com isso poder manipular estes programas.
Na figura temos a figura que demonstra a arquitetura definida por Von Neumann. Como podemos observar temos os principais blocos de um sistema de computação moderno e suas inter-relações. Nesta arquitetura temos a memória, ULA – Unidade Lógica Aritmética, unidade de controle e os dispositivos de entrada e saída.
Algumas outras contribuições de Von Neumann foram:
O conceito de classificação por intercalação ou Mergesoft, um algoritmo que é utilizado até hoje.
Conceito de Patch - Durante o projeto IAS foi introduzido uma forma para correção de erros em programas conhecidas hoje como patches.
As