Lei de Stokes
A viscosidade dinâmica ou simplesmente viscosidade é o coeficiente de atrito interno entre as várias camadas de um fluído em movimento relativo.
A viscosidade de um fluido pode ser determinada de diferentes formas, uma delas à qual adotamos foi o Viscosímetro de Stokes, forma abordada na realização do experimento que se baseia na velocidade e tempo de queda de uma esfera em um determinado fluido.
O viscosímetro de Stokes é um tubo de vidro contendo o líquido que desejamos determinar sua viscosidade à qual utilizamos à glicerina (um líquido viscoso, incolor, doce (aspecto xaroposo) e higroscópico ao ar). Nesse tubo marca-se uma altura pré-determinada, e deixa-se cair uma esfera qualquer, de diâmetro conhecido, no interior do fluído.Tendo a distância percorrida pela esfera e seu tempo de queda, é possível determinar sua velocidade. Enquanto a esfera cai pelo fluído ele é submetida às forças de empuxo (E), peso (P) e resistência imposta pelo fluído à esfera (Fvis).
Tendo em consideração esses conceitos pode-se então determinar a viscosidade de um fluído, na qual abordamos no decorrer do relatório.
Materiais Utilizados
• Esferas
• Funil
• Glicerina
• Régua
• Cronômetro
• Imã
• Viscosímetro de Stokes Viscosímetro de Stokes
DESENVOLVIMENTO
Na aula no laboratório, utilizamos o nanômetro de tubo em U para medir a pressão de um líquido utilizando uma régua para medir a altura em relação à profundidade do frasco que tem a profundidade de 100mm de água. Para medir a pressão afundamos um dos tubos em 10mm e no tubo em U medimos o Δh para encontrarmos a pressão na profundidade de 10mm. Depois fizemos novamente esse procedimento só que com profundidade de 20mm. Percebemos que quando afundávamos o tubo no frasco o Δh no manômetro aumentava, e por esse Δh calculamos a pressão em certas profundidades, aqui estão os cálculos.
Resultados
Temperatura da água era de aproximadamente 25º C, usaremos u = 997 Kg/m³
Pm=u.g.h
h=