lei de kirchhoff
Análise Nodal Para obter as informações necessárias para a compreensão das partes integrantes de um circuito foram criados métodos de análise baseados na obtenção de equações-chave onde suas incógnitas são os valores que desejamos encontrar. Os métodos de análise nodal baseiam-se nas leis de Coulomb e leis de Kirchhoff, focadas na obtenção dos valores relacionados às correntes que passam por cada ramo. Para a aplicação correta deste método é necessário um nó essencial ou nó de referência este, por sua vez, é definido como o nó onde todos os ramos do circuito se encontram.
A aplicação da análise nodal necessita a determinação de um nó de referência, esse nó tem potencial igual a zero e, face a informação, denominamos este como nó terra designado pelas letras GND. A partir desta determinação são enumeradas todas as tensões. Para total compreensão deste método é necessário rever os conceitos de Lei de Kirchhoff das Correntes, essa lei expressa que a soma das correntes em um nó é igual a zero e é expressa pela seguinte equação:
A equação é aplicadas demais nós, mas para que seja corretamente aplicada devemos fazer as seguinte transformações utilizando-se da equação , portanto para determinação do valor numérico das corrente em determinado nó usaremos no lugar de Por fim, encontraremos as equações que definem um sistema e utilizando-se qualquer método matemático (aqui podemos utilizar matriz, método da adição ou método da substituição, por exemplo) determinaremos a solução e o valor da tensão no nó analisado e após o valor e sentido das correntes que ali se encontram.