Lei de Hooke
Resumo:
A experiência a seguir tem como objetivo, obter a constante da elasticidade utilizando-se da lei de Hooke. Para isso foram realizadas algumas medições do deslocamento de uma mola sendo estendida com seus respectivos pesos. Após a obtenção dos dados, foi construído um gráfico do peso pelo deslocamento e feito uma linearização dos pontos.
Introdução:
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
Na Lei de Hooke existe grande variedade de forças interagindo, e tal caracterização é um trabalho de caráter experimental. Entre essas forças que se interagem as forças “mais notáveis” são as forças elásticas, ou seja, forças que são exercídas por sistemas elásticos quando sofrem deformação
O Experimento que vamos relatar, precisaremos utilizar esta fórmula:
F=K.Δx
Onde: F = Força Elástica ( Newton ) K = Constante Elástica da Mola ( Newton / Metros ) Δx = Deformação ( Metros )
Material:
Mola metálica
Régua de 30cm
Suporte (5g) para apoiar os pesos
Pesos de 20g e 50g
Esquema de montagem:
Para a medição das distâncias (𝑥), foi fixado a mola à um haste. Na extremidade da mola foi preso um suporte de 5g, que serve para segurar os pesos. Segue, abaixo, um esquema para melhor ilustrar o experimento: Na tabela abaixo, refere-se a deformação sofrida da mola pelo os respectivos pesos alterados, ou seja, cada variação do peso a mola sofrerá uma nova deformação. Seu estado inicial de deformação da mola já com o suporte (5g) é de 10,7cm, ou seja, 0,107m.
Segue abaixo, 5 realizações de experimentos com pesos diferentes. Cargas (Kg)
Deformação (Δx)
1°
0,055 Kg
0,033 m