Lei de Hooke
Robert Hooke físico inglês foi um dos primeiros a demonstrar que há a existência de uma proporcionalidade entre a força que causa a deformação e a deformação que é produzida. Hooke observou o comportamento mecânico de uma mola, e descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso por uma das extremidades de uma mola (cuja outra extremidade era presa a um suporte fixo), maior era a sua deformação (aumento de comprimento).
Objetivo
O experimento tem como objetivo apresentar de forma prática, clara e concisa, o equilíbrio das molas existentes utilizando a lei de Hooke e com isso determinar a constante das associações em série, paralelo e da mola sozinha. Adquirir dados e representar os resultados obtidos. F= k ∆x lei de Hooke, onde k é a constante elástica da mola.
Materiais utilizados
Foi utilizado um suporte com uma haste em um ângulo de 90º com relação ao suporte, no suporte estava fixado uma régua que poderia ser movida, foram usadas duas molas praticamente idênticas, um porta pesos, dois pesos com massa diferente um do outro e uma balança para medir a massa dos respectivos pesos.
Procedimento experimental
Parte 1
A primeira parte do experimento consistia em obter a massa do porta pesos utilizando a balança, com isso o porta pesos era fixado na mola, que já se encontrava no suporte, a massa do porta pesos causava um deslocamento muito pequeno, mas que ainda assim poderia ser visto claramente na régua.
Mola
Massa (kg)
∆x (m)
K(N/m)
1
0.018
0.11
1.60
2
0.018
0.10
1.76
Ao adicionar pesos com massas muito parecidas, os resultado das constantes elásticas foi próximo um do outro.
Mola 1
K(N/m)
Massa 1 (kg)
0.028
1.72
∆x (m)
0.16
Massa 2 (kg)
0.028
1.83
∆x (m)
0.015
Parte 2
Associando as molas em paralelo, foram adicionados pesos diferentes as molas, os resultados obtidos foram os seguintes:
Massa 1 (kg)
∆x (m)
K(N/m) Experimental
K(N/m) Calculado
0.028
0.10
2.74
3.36
Massa 2