Lei de hess
Campus Guarapuava
Fernando M. Cavalcanti
Hugo Valessi
Lucas Avosani
Lei de Hess
Professor: Mauricio Gustavo Rodrigues
Eng. Mecânica – 1º período
Guarapuava, 20 de Março de 2012
Introdução:
CALORIMETRIA E SEUS CONCEITOS
Calorimetria é o estudo das formas de transferência de calor de um sistema para o outro. O calor liberado ou absorvido durante as transformações físicas e químicas é medido no laboratório por meio de um calorímetro, e assim, é possível chegar a um equilíbrio de um determinado sistema.
Para se chegar a resultados satisfatórios do equilíbrio, é necessário conhecer alguns conceitos importantes, como o calor, que é uma forma de energia que flui espontaneamente de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura. Também pode ocorrer transferência de energia térmica do corpo mais frio ao mais quente, porém, esse processo não é espontâneo.
A quantidade de calor de um determinado sistema é representada pelo símbolo Q, definido como segue:
Q = quantidade de calor absorvida por um sistema
Esta definição significa que Q é um número positivo quando o sistema absorve calor das vizinhanças e por isso, é chamado endotérmico. Quando o fluxo de calor está na direção oposta, isto é, quando o sistema perde calor para as vizinhanças, Q é um número negativo e é chamado de exotérmico.
Para a medição de Q é necessário o instrumento mais exato possível, por isso, é usado o calorímetro. Um tipo de calorímetro é a bomba calorimétrica. Os reagentes são colocados num recipiente de aço de paredes resistentes chamado bomba, o qual está imerso numa quantidade de água contida num recipiente isolado. Após terem sido medidas a temperatura inicial da água e do interior do calorímetro, a reação inicia-se. A variação de temperatura é acompanhada, e a temperatura final é determinada.
Outros conceitos são