lei de hess
-IFRO-
2° ANO/EDIFICAÇÕES/MATUTINO
ALUNA: AMANDA DOS SANTOS BATISTA
LEI DE HESS
PORTO VELHO, 2014
INTRODUÇÃO
Criada pelo médico e químico suíço Germain Henry Hess em 1840, a lei de Hess, chamada também de lei das somas dos calores de reação, estabelece a variação de entalpia de uma reação química, ou seja, a quantidade de energia de uma determinada reação. É uma forma de calcular a variação de entalpia através dos calores das reações intermediárias.
A energia armazenada nas substâncias (reagentes ou produtos) recebe o nome de conteúdo de calor ou entalpia. Toda substância tem armazena uma quantidade de calor, que será modificada quando a substância sofrer uma transformação. Essas transformações são chamadas de troca de calor e podem ser classificadas em dois tipos: reações endotérmicas (absorvem calor) e reações exotérmicas (liberam calor).
Tipos de calor
Entalpia de formação: É o calor que é liberado ou absorvido pela reação de formação de compostos, a partir de uma substância simples, no estado-padrão (H=0). Essa entalpia pode ser positiva ou negativa.
Entalpia de combustão: é a variação da energia liberada sob a forma de calor através da queima de 1 mol de qualquer substância, estando todos os reagentes no estado padrão ,ou seja,os reagentes estarão na temperatura de 25°C e pressão de 1 atm. A variação de entalpia de combustão sempre será negativa.
Entalpia de neutralização: Quando 1 mol de base forte reage com 1 mol de ácido forte.Em uma neutralização a entalpia é sempre negativa, pois todo neutralização é exotérmica.
Entalpia de ligação: É a variação de entalpia obtida no rompimento de 1mol de uma determinada ligação química, sendo que todas as substâncias estejam no estado gasoso, a 25° C e 1atm. Essa entalpia sempre será endotérmica por o rompimento de ligações consomem energia.
Lei de