lei de fourier
Lei de refrigeramento de Newton? “A quantidade de calor que flui de um corpo com temperatura mais alta para outro com temperatura mais baixa varia conforme a diferença de temperatura” Estabelece que a taxa de perda de calor de um corpo é proporcional a diferença de temperatura entre o corpo e seus arredores. Sua formula é q= h.A.(Tamb- Tobj) onde “h” é o coeficiente de transferência de calor.
Lei de stefan-Botzmann? Estabelece que a emissão de calor é proporcional a quarta potencia de temperatura absoluta, Em = σ, Onde σ=4,88.10^8 kcal/h = constante de stefan e t é a temperatura em kelvin.
No estado estacionário o gradiente espacial de temperatura não se altera em relação ao tempo.
Convecção natural quando o movimento do fluxo não é gerado por fonte externa , mas somente por diferença de densidade, ocorrendo devido o gradiente de temperatura
Convecção forçada quando o movimento do fluxo é forçado =P
Condutividade térmica~> habilidade do material de conduzir energia térmica (proporcional ao calor) (k=w/mk)
Coeficiente convectivo = coeficiente de transferência térmica (h=w/m²k)
Emissividade = capacidade de emissão de energia por radiação da superfície (1 < ε > 0)
Resistencia térmica ~> a resistência na condução de calor quando dois corpos estão em contato