Lei de Faraday
INSTITUTO POLITÉCNICO – ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO
LEI DE FARADAY
ELISSON VITOR PEREIRA DA ROCHA
FLAHIZA MARQUES AFONSO AS SILVA
JAIRO NUNES PINHEIRO
RAFAEL DOUGLAS COSTA DUTRA
BELO HORIZONTE
2014
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem o objetivo de apresentar os métodos, resultados e conclusões da prática do laboratório de eletromagnetismo relacionada no dia 02/10/14, o roteiro utilizado para a referida prática foi à apostila de Laboratório de eletromagnetismo.
A disciplina LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO tem por objetivo aprofundar os conceitos de eletromagnéticos aplicando-os em situações praticas, mediante realização de experiências em laboratório.
2 OBJETIVO
Titulo da prática: Lei de Faraday
Esta referida prática tem como objetivo demonstrar a lei de Faraday, que diz: quando um contorno fechado (condutor ou não) é atravessado por um campo magnético variável no tempo, há uma força eletromotriz induzida neste contorno.
3 DESCRIÇÃO DA MONTAGEM UTILIZADA
Montagem utilizada:
Relação dos materiais utilizados para a prática:
Fonte de tensão;
Amperímetro;
Reostato;
Voltímetro;
Cabos de prova para ligação;
Aplica-se uma tensão V em um anel de raio R com espiras, conforme desenho acima.
Colocando-se uma pequena bobina de n espiras e raio r no interior de uma espira (anel) maior de raio R, pode-se calcular a f.e.m. induzida na bobina menor.
Será ligado nas extremidades da pequena bobina um voltímetro, onde é medido a f.e.m induzida na bobina.
Procedimentos realizados na prática:
Inicialmente aplicamos uma tensão V em uma espira de raio 20cm e 5 espiras, e posteriormente mudamos o número de espiras para 10. Através do voltímetro encontramos o valor da f.e.m. induzida, logo da o valor da f.e.m depende do número de espiras. Em seguida acrescentamos um núcleo de ferro no interior da bobina, onde percebemos também a variação da f.e.m induzida.