Lei de coulumb
1. Duas cargas puntiformes, Q1= 5 C e Q2 = -4 C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 30 cm. Determine a força elétrica entre elas.
2. Duas cargas elétricas puntiformes Q1 =2 C e Q2 =8 C são fixadas nos pontos A e B, distantes entre si 0,4 m, no vácuo. Determinar a intensidade da força elétrica resultante sobre uma carga Q3 = -3 C, colocada a 0,1m de B, sobre a reta AB. Considere K=9x109.
3. A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situada no vácuo a uma distância de 2 m uma da outra, é de 202, 5 N. Qual o valor das cargas.
4. Uma pequena esfera recebe uma carga de 40 C, e outra esfera de diâmetro igual, localizada a 20 cm de distancia , recebe uma carga de -10 C.
a. qual a força de atração entre elas?
b. Colocando as esferas em contato e afastando-as 5 cm, determine a nova força de interação elétrica entre elas.
5. Duas cargas puntiformes Q1 = 6 C e Q2 = - 8 C encontram-se fixadas nos pontos A e B como mostra a figura ao abaixo. a )Determinar a intensidade da força resultante que atua sobre uma carga Q3 = 1 C colocada no ponto C. Considere o meio como sendo o vácuo.
b) indique por meio de vetores as forças atuantes em cada carga 6. Dois corpos puntiformes e condutores estão eletrizados com cargas de mesmo sinal e estão separados por uma distancia r, no vácuo. Nessas condições eles se repelem com uma força elétrica de intensidade F. É correto afirmar
I. Dobrando-se a distancia entre eles, a intensidade da força de interação eletrostática fica 4 vezes menor;
II. Dobrando-se a quantidade de carga elétrica em cada corpo, a intensidade da força elétrica fica 4 vezes menor.
III. Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles passa a ser de atração.
IV. Se os corpos forem colocados em contato e, em seguida, retornarem à posição original, a força elétrica entre eles apresenta a mesma intensidade.
7.