Lei da prucura e da Oferta
Nesse trabalho iremos abordar de uma forma simples e objetiva os conceitos de oferta e demanda, buscando mostrar o funcionamento dos mercados competitivos e como os preços reagem a quantidade produzida e como são determinantes para estudo e comparação final dos preços. Iremos também abordar o conceito de elasticidade, Teoria da Produção e a Teoria dos Custos e seus conceitos básicos buscando um entendimento e análise das estruturas de mercado.
2. A Lei da Demanda
A demanda por algo é a busca de um individuo por um determinado bem ou serviço, o quanto ele precisa e o quanto ele deseja pagar para obter.
O Preço de um bem vai de acordo com a quantidade produzida, a sua localização e o acesso ao consumidor. Quanto mais se produz, a facilidade de acesso e a necessidade de adquirir um bem pelo consumidor, menor será o preço final a ser cobrado. Pois pra o consumidor tudo é levado em conta, como sua Renda, seu Gosto, se o bem vale o preço a ser cobrado e se tudo estará em concordância e trará satisfação ao adquirir.
O mercado produtivo leva em conta todos esses argumentos, pois depende dos consumidores para que seus produtos sejam inseridos no mercado e satisfação de ambas as partes. Quanto maior o preço do produto menor a vontade de se adquirir um bem, mas quando o preço é menor, maior a vontade de se adquirir.
A demanda de um bem ou serviço esta referenciado aos hábitos e preferencias do consumidor, analisando diversas circunstâncias, tais como sexo, idade, cultura, educação e religião. Analisando essas situações poderá haver mudanças na demanda de bens e serviços, pois não adianta introduzir um bem ou serviço em uma localidade onde o tipo de consumidor não esteja de acordo com o produto a ser demandado (ofertado), pois não irá atender e nem satisfazer as necessidades do consumidor e do produtor.
3. A Lei da Oferta
A Oferta e de um bem ou serviço é definida pela quantidade que o produtor irá disponibilizar para venda no mercado. Quanto mais se