Lei da frontalidade egipcia
1.O que é a lei da frontalidade?
A)Pesquise uma imagem que ilustre o principio egípcio da frontalidade. B)Explique as regras da lei da frontalidade nas pinturas do Egito Antigo . Entre as regras seguidas nas pinturas e nos baixos-relevos, destaca-se a lei da frontalidade, uma verdadeira marca na arte egípcia. De acordo com ela, a arte não deveria apresentar uma reprodução naturalista, que sugerisse ilusão de realidade, pelo contrario, diante de uma figura humana retratada frontalmente, o observador deveria reconhecer claramente que tratava-se de uma representação.As características determinadas pela lei da frontalidade eram: o tronco das figuras representado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés vistos de perfil.
C)Pesquise e descreva as outras características das pinturas egípcias.
No Antigo Egito as obras de arte possuíam um possui forte caráter religioso e funerário.Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística e o excesso de cores.
2.Os egípcios eram politeístas. Pesquise a imagem de um deus egípcio e descreva seu mito.
Osíris foi o governante do Egito tendo ensinado aos seres humanos as técnicas para civilização, como por exemplo agricultura e domesticação de animais, seu irmão Seth, governava o deserto e insatisfeito com sua posição planejou matar o irmão, chamou Osíris para um banquete onde conseguiu aprisionar Osíris em uma caixa sarcófago e atirando-a no rio Nilo, mas a mulher de Osíris desesperada com a situação parte para buscar o marido e encontra o corpo