Lei Comte
Estado teológico
Estado teológico seria aquele em que os indivíduos teriam concepções fortemente influenciadas pela crença em uma divindade.
EX: Os protestantes, os católicos, os Islamitas. Estado metafísico
Estado metafísico é aquele em que o indivíduo acredita que algo tem influência por forças abstratas, que vai além do plano físico.
EX: Espiritistas. Estado positivo
Estado positivo é o estado da razão, das ciências positivistas.
EX: Os cientistas.
• Estado teológico: neste momento, a explicação da realidade ocorreria a partir da crença na intervenção de seres sobrenaturais, exercedo papel relevante de coesão social.
• Estado metafísico: a metafísica impõe o abstrato na explicação dos fatos, não a natureza, bem como a argumentação no lugar da imaginação. O espírito metafísico corresponderia à substituição dos reis pelos juristas, compreende-se a sociedade como originária de um contrato.
• Estado positivo: neste momento do desenvolvimento das ciências ocorreria a subordinação da imaginação e da argumentação à observação dos fatos concretos. Cada observação deveria, necessariamente, corresponder a um fato.
Teológico: O estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplismente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
Metafísico: No qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Positivo: A humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo