Lei 8.080
FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTORIO.
O sistema digestorio é composto de uma série de órgãos tubulares interligados formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus. Recobrindo este tubo há um tipo de "pele" chamado de mucosa. Na cavidade oral (boca) , estômago e intestino delgado a mucosa contém pequenas glândulas que produzem líquidos específicos utilizados na digestão dos alimentos.Há dois órgãos digestivos sólidos , o fígado e o pâncreas, que também produzem líquidos utilizados na digestão , estes líquidos chegam ao intestino delgado através de pequenos tubos.
No Trato Gastrointestinal (TGI) ocorrem dois tipos de movimentos. ¹ movimentos propulsivos, que impelem o alimento ao longo do tubo digestivo, com velocidade apropriada para que ocorram digestão e absorção; e ² movimentos de mistura, que mantêm o conteúdo intestinal constantemente misturado. O movimento propulsivo básico do TGI é o peristaltismo, e os movimentos de mistura são muito diferentes em várias partes do tubo alimentar. Em algumas áreas, as próprias contrações peristálticas provocam a maior parte da mistura.
As glândulas secretoras desempenham, em todo o TGI, duas funções primárias: em primeiro lugar as enzimas digestivas são secretadas na maioria das áreas, da boca até a extremidade distal íleo, são essas enzima que iniciam o processo da digestão, agindo sobre o amido presente nos alimentos degradando-o as moléculas menores. Em segundo lugar, as glândulas mucosas, presentes da baça até o ânus, produzem muco que digerem as proteínas e servem para lubrificação e proteção de todas as partes do trato alimentar .
Após o esvaziamento, o alimento já parcialmente digerido com o suco gástrico vai para o intestino delgado encontrar mais dois sucos digestivos para continuar o processo da digestão. Um deles é produzido pelo pâncreas que contêm enzimas capaz de digerir carboidratos, gordura e proteínas. Outra parte é produzida pelas glândulas