leguminosas
Publicidade
De acordo com a pirâmide alimentar, devemos comer uma porção deste grupo alimentar todos os dias.
Este grupo alimentar é fonte de proteínas vegetais e apresenta em sua composição carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio.
Feijão: há muitos tipos de feijões, entre eles podemos citar: feijão-de-corda, feijão preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde e outros. Podem ser preparados como saladas, massa para acarajé, feijoada, apenas cozidos e acompanhados de o arroz tradicional, tornando-se uma mistura muito nutritiva. O valor calórico deste grão pode variar, de acordo com o tipo de feijão e a preparação.
Conservação Depois de beneficiado e embalado, se o feijão não for direcionado de imediato à comercialização, deve-se armazená-lo por um período não superior a 12 meses. Durante o armazenamento, alguns cuidados devem ser dispensados para minimizar, ao máximo, a sua deterioração, cuja velocidade depende do ambiente de estocagem do produto em si e de sua condição no início da armazenagem. Deste modo, ambientes ventilados, frios e secos proporcionam melhores condições de conservação
Lentilha: a lentilha é um grão muito saboroso, mas é muito importante ter cuidado com os ingredientes utilizados em sua preparação culinária, pois muitos acrescentam paio, lingüiça, bacon, tornando-a um prato muito calórico. Pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Uma concha média de lentilha cozida fornece 105 kcal.
As leguminosas possuem fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, este grupo alimentar tem