Legitimidade da Democracia
LEGITIMIDADE DA DEMOCRACIA
Projeto de Pesquisa apresentado à Coordenação do Curso de Direito da Universidade Católica de Santa Catarina.
Orientador: Cássio Eduardo Zen
JOINVILLE
2014
1. OBJETIVO GERAL
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a legitimidade da democracia nos dias atuais.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Analisar os estudos feitos no âmbito do sistema político brasileiro.
b) Compreender o método de democracia utilizado atualmente no país.
c) Demonstrar a importância do sistema democrático atual aos cidadãos.
3. JUSTIFICATIVA
A democracia no Estado Brasileiro que se encontra em situação de exposição pública ou se vê perante grupos sociais revoltados que clamam por moralidade e ética na administração pública e justiça social, declaram estar acometidos de legalidade e legitimidade, tendo sido eleitos pelo povo, estando assim, agindo como representantes da sociedade.
O estudo do projeto de pesquisa vem demonstrar que coordenar uma nação, não é tarefa tão fácil como parece e que sua má administração pode estremecer a base da política do país. Entretanto, é necessário saber quem são os dirigentes e como funciona esse sistema. Contudo, existem inúmeros questionamentos e grande massa de informações que podem conduzir a diversos pontos de ataque sobre a exploração do processo democrático.
4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Popularmente, a democracia é conhecida como sistema político em que a voz do povo tem relevância frente às decisões governamentais. Democracia vem do grego, o qual demos significa “povo” e kratos, “poder”. A Democracia é um pilar do Estado de Direito, sendo ela responsável pela garantia dos direitos fundamentais, conforme Bonavides afirma:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o