Legislação Ambiental
1 – O que são padrões de qualidade do ar?
R: São concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
2 - O que é um poluente atmosférico? Cite três exemplos.
R: É qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar: impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade. Exemplo: Ozônio, Dióxido de Nitrogênio, Fumaça.
3- Apresente no mínimo dois exemplos de atividade que são as principais responsáveis pela emissão de poluentes atmosféricos.
R: A queima de combustível nos carros, incêndios florestais.
4 - Cite três impactos negativos causados pela emissão de poluentes atmosféricos.
R: Problemas respiratórios, cardíacos e infecções pulmonares.
5 - O que é Padrão Primário e Padrão Secundário de Qualidade do ar?
R: São padrões primários de qualidade do ar: As concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população, podendo ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentração de poluentes atmosféricos.
São padrões secundários de qualidade do ar: as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem estar da população, assim como o mínimo dano à fauna e flora aos materiais e meio ambiente em geral, podendo ser entendidos como níveis desejados de concentração de poluentes, constituindo - se em meta de longo prazo.
6 – Qual é o padrão de qualidade do ar que devem ser seguidas em áreas do território nacional consideradas Classe II, e Classe III?
R: Classe II: Áreas onde o nível de deterioração da