Legislacao e etica
1°) Uma organização, seja de que tipo for, é sempre uma comunidade humana e, dessa forma, sujeita a todos os fatores que surgem na interação entre pessoas. A cultura organizacional ou cultura corporativa é, portanto, o conjunto de hábitos, crenças e realidades socialmente construídas e assimiladas pelos seus membros. As diversas culturas organizacionais têm um ethos próprio, que se desdobram em valores, princípios, crenças, políticas, sistemas e clima organizacional. Dessa forma, é licito conceber uma organização como “comunidade moral”, pois todas as organizações, para existiram enquanto coletividades humanas, pressupõem a existência de uma ética. Essa ética deve estar explícita num “código de ética” ou “código de conduta”. Sendo assim, qual a importância do “código de conduta” para os empregados da empresa? Fundamente o seu ponto de vista com argumentos.
R- Serve para evitar mal-entendidos na compreensão dos valores corporativos, é necessário que a organização dissemine esses valores da maneira mais clara possível, de modo que todos tomem ciência do que a organização está pensando em termos de ética e valores. É necessário também que esses valores sejam bem definidos para todos os que fazem parte da organização.
2°) Neste capítulo utilizamos a analogia do iceberg organizacional para fazer a distinção da organização “racional”(visível) da “emocional”(invisível). Sendo assim, em que parte do iceberg surgem os dilemas éticos das empresas? Fundamente o seu ponto de vista com argumentos.
R- Surgem na parte “emocional” por se tratar da parte humana da organização, dos valores pessoais, das influencias, das necessidades e desejos.
3°) Sob o ponto de vista da ética empresarial, uma empresa é: a. Uma organização que se traduz apenas numa unidade econômica e que visa exclusivamente ao lucro. b. Uma organização que também representa uma comunidade humana e que deve considerar fatores emocionais no seu dia a