Legisla O Trabalho
FEAC – Curso de Administração/ Ciências Contábeis
Disciplina: Legislação e Ética Profissional das Ciências Gerenciais
Bernardo Tecchio Schneider
Disciplina: Legislação e Ética Profissional das Ciências Gerenciais
Prof. Me. Nelson Germano Beck - UPF
PASSO FUNDO
2014
Introdução
A tomada de decisões nas organizações se torna cada vez mais difícil, pois temos que decidir se vamos nos beneficiar e beneficiar também a organização onde nós trabalhamos pelas nossas decisões ou então escolher por agir da maneira mais ética possível.
1. Megan e as questões éticas
Compreende-se conduta ética ou antiética não só com a sociedade e a cultura, mas com os indivíduos com quem se convive em grupos de trabalho e na empresa em geral. O resultado dessa aprendizagem depende do poder dos valores pessoais do indivíduo, de oportunidades e de contatos com outros que se comportam de maneira ética ou antiética. Com frequência funcionários tomam decisões juntamente com terceiros significados, com quem se ligam em grupos informais e em relacionamentos formais no ambiente de trabalho.
2. Relações interpessoais nas organizações.
As organizações consistem em pessoas e grupos de pessoas que trabalham juntos para alcançar um ou mais objetivos. Se a empresa elaborou uma declaração de missão que prevê respeito e bem-estar dos stakeholders e o objetivo de contribuir para a sociedade, administração e empregados devem trabalhar juntos em benefício mútuo. Conseguir que as pessoas trabalhem juntas eficiente e eticamente, e ao mesmo tempo coordenar as qualificações de indivíduos diferentes, constitui um grande desafio para os administradores.
3. Responsabilidade da empresa como agente moral.
A empresa pode ser considerada um agente moral e, como tal, responsável por sua própria conduta ética. Nos EUA, de acordo com a Federal Sentencing Guidelines for Organizations, elas podem ser julgadas responsáveis pela conduta de seus empregados e por todas as suas decisões e