Legalização de medias e pequenas empresas
Orientações:
1. O presente exercício deverá ser realizado individualmente pelos alunos e será avaliado com até 2 (dois) pontos a serem somados à nota da AV2 que valerá até 8 (oito) pontos.
2. Este exercício deverá ser encaminhado pelo sistema web aula, impreterivelmente, até o dia 28 de maio.
QUESTÕES
1ª QUESTÃO
“A empresa XYZ que atua nas atividades de produção de eventos culturais possui uma rede de clientes regulares em diversos bairros da capital e região metropolitana. Recentemente expandiu suas atividades e passou a fazer o trabalho intelectual de assessoria para pequenos eventos locais. Atualmente, seu empreendedor busca usufruir dos benefícios previstos no Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte instituído pela Lei Complementar 123/2006, para isso optou pelo Regime Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições – Simples Nacional. Contudo, seu pedido foi indeferido.”
Explique as razões que levaram ao indeferimento do pedido de opção pelo SIMPLES da Empresa XYZ tendo como base as disposições do Estatuto Nacional da ME e EPP.
2ª QUESTÃO
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na busca de incrementar a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, desenvolve ações em áreas consideradas chaves para o crescimento das MPE. Em vista dessas atribuições, Cite as principais áreas de atuação do SEBRAE.
3ª QUESTÃO
A associação é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, para a realização de objetivos comuns. Considerando este conceito, Explique a forma de atuação de uma associação.
4ª QUESTÃO
A Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, de natureza civil sem fins lucrativos e não sujeita a falência. Cite as principais vantagens de participar de uma cooperativa de crédito.
5ª