legal
1. INTRODUÇÃO
A definição de empreendedor evoluiu no decorrer do tempo, à medida que a estrutura econômica mundial mudava e tornava-se mais complexa. Desde seu início, na Idade Média, quando era usada para se referir a ocupações específicas, a noção de empreendedor foi refinada e ampliada, passando a incluir conceitos relacionados com a pessoa, em vez de com a sua ocupação. Os riscos, a inovação e a criação de riqueza são exemplos dos critérios desenvolvidos à medida que evoluía o estudo da criação de novos negócios. Sendo assim, podemos definir empreendedorismo como:
“Processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.”
O empreendedor passa pelo processo de empreender, que abrange: Encontrar, avaliar e desenvolver oportunidades para criar um novo empreendimento.
Assim que a oportunidade é identificada, começa o processo de avaliação. É fundamental para o processo de análise entender os fatores que geram a oportunidade: tecnologia, mudanças de mercado, concorrência ou mudanças nos regulamentos do governo.
É importante que a ideia se encaixe nas habilidades e metas pessoais do empreendedor e que ele tenha um forte desejo de ver a oportunidade dar frutos.
A decisão de iniciar um negócio consiste em uma sequência de várias etapas: a decisão de abandonar a atual carreira ou estilo de vida; a decisão de que um negócio é desejável; a decisão de que fatores externos e internos tornam possível a criação do novo negócio;
O estudo do empreendedorismo é relevante atualmente não só porque ajuda os empreendedores a melhor atender as suas necessidades pessoais, mas também devido à contribuição econômica dos novos negócios para o país, tendo em vista que, as micro e pequenas empresas geram cerca de 52% dos empregos e pagam cerca de 40% da massa salarial no Brasil.
Identificação de oportunidade
Processo através do qual o empreendedor percebe a oportunidade para um novo negócio.
Ação Empreendedora