Legado da Copa
Neste Mundial, tudo se transcorreu de maneira pacífica em todos os nossos estádios.
O Brasil perdeu? Perdeu. E daí? Isso é apenas um jogo de futebol.
Batizados de “coxinhas” pela ala populista da mídia nacional, esses torcedores são exatamente o que o futebol procura. São civilizados, sabem que isso nada mais é do que um jogo de futebol e que a vida é muito mais do que um jogo de futebol.
Quem mora nas cidades-sede da Copa, quem encontrou gringos que vieram ao Brasil para assistir ao Mundial ou quem acompanhou as notícias sobre pesquisas de opinião ou focadas na experiência de turistas estrangeiros no país nas últimas semanas dificilmente terá dúvidas sobre um fato: os gringos adoraram o Brasil e a Copa do Mundo do Brasil.
Pontos positivos da Copa 2014 para o Brasil
- Por se tratar de evento de grande expressão nacional, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo. Desta forma, a cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente em esfera internacional.
- A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros.
- As exigências da FIFA para a realização deste evento, faz com que o país invista em infraestrutura (principalmente de mobilidade urbana) nas áreas próximas aos estádios onde serão realizados os jogos.
- Melhorias em parques, hotéis e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, a tendência é que estas melhorias possam ser usufruídas pelos brasileiros.
- Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte.
- Aumento de investimentos no país de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol. Estes investimentos geram renda e empregos no país.
- Se