legado da copa
Na minha opinião a copa do mundo que está acontecendo no país, deixará vários legados, tanto positivos, quanto negativos.
O lado negativo foi o dinheiro público gasto com estádios em regiões que após a copa, não serão aproveitados, repetindo o exemplo da África do Sul e China, que foram países que investiram bilhões na infraestrutura da última copa e olimpíadas, e quando a competição acabou, os estádios e ginásios ficaram inutilizados e não houve projetos para incluir a população nesse evento ou para usufruir dessa infraestrutura. A copa apesar de ser no Brasil e o dinheiro utilizado para a sua realização ser público, não é feita para o brasileiro. Os ingressos custaram em média trezentos reias e tivemos a prática exarcebada de venda por valores absurdos por cambistas. O governo não dá nenhuma estrutura para o brasileiro poder frequentar um evento cultural esportivo desse porte, por tanto, esse evento é elitizado e direcionado apenas para uma parcela privilegiada da população e para os estrangeiros.
O polo positivo desse evento foi a invocação da consciência política da população sobre o tema, sobre os gastos do dinheiro público, corrupção e sobre a deficiência do governo em relação à saúde, educação e demais problemas sociais do país. A população refletiu, discutiu e está protestando seus direitos, isso é importante para o país “acordar”, para os políticos serem mais responsáveis e sentirem que a população está mais exigente. Além dessa conscientização, a copa no Brasil também ajudou a ressuscitar o espírito patriota do brasileiro, que é apaixonado por futebol, se rendeu a alegria da competição e a torcer pela seleção brasileira. Alguns segmentos da economia também terão um crescimento momentâneo, devido a esse evento, como por exemplo, o turismo, principalmente nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste.
Acredito que teremos frutos bons e ruins após essa copa, servirá de experiência para o país perceber suas deficiências e